Santiago do chile, um guia completo!
- jfturismooficial
- 13 de mai. de 2023
- 8 min de leitura

Jardel Forte 13/05/2023 09:00
Quer planejar sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar?
Então veio no lugar certo, leia até o final que te conto tudo nesse post!
Santiago funciona bem para visitar durante o ano inteiro. No inverno, a vantagem é que as estações de esqui estarão abertas e você poderá aproveitar os Andes nevados. Já se for no verão, a cidade está mais quente e uma das possibilidades é aproveitar a viagem para conhecer Valparaíso e Viña Del Mar, que ficam no litoral. Também no verão, período de férias escolares, a capital tende a ficar mais vazia e assim você aproveita mais por pegar os locais menos cheios.
COMO CHEGAR
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, também conhecido como Pudahuel, fica a aproximadamente 20 km do centro. A Gol, a Latam e a Sky Airline operam voos diretos do Brasil para lá. Empresas de ônibus como a Tur-Bus e a Centropuerto levam até estações de metrô em cerca de 40 minutos com diversas saídas por dia. Para ser deixado na porta do hotel, veja transfer privativo ou compartilhados como a Delphos e a Transvip. Se preferir táxi, peça com a Taxi Oficial, que tem guichê no aeroporto – não é recomendado tomar táxi na rua; golpes e roubos com turistas são comuns.
COMO SE LOCOMOVER
Quem se hospeda em regiões centrais consegue fazer muita coisa a pé. As seis linhas do metrô dão conta do resto – Centro, Lastarria, Providencia, Bellavista, Barrio Italia, alguns dos bairros mais procurados para turistar, estão contemplados. Com ele dá até para chegar perto de algumas vinícolas. O sistema de ônibus também é eficiente – apps para calcular deslocamentos como o Google Maps ajudam a usá-lo. O transporte público é acessado com o cartão BIP, que pode ser adquirido nas estações de metrô (ônibus não aceitam dinheiro). Apesar de não serem propriamente regulamentos, aplicativos como o Uber e o Cabify são amplamente usados e são baratos. Para chamar um táxi, prefira usar aplicativos como o Easy Taxi.
Conheça o Centro de Santiago
Comece suas andanças pela região central, onde fica o lado histórico da cidade. Você pode ainda reservar um dia inteiro para caminhar por essa região: visite o Palácio de La Moneda, onde ocorre a troca de guarda, às 10 horas, em dias alternados. Faça uma caminhada pela Plaza de Armas, entre na Catedral Metropolitana de Santiago, passeie pelo Museu Histórico Nacional, Mercado Central e vá ao Museu de Arte Pré-Colombiana para conhecer sobre a história dos povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus.
Vista do Sky Costanera
Em um dia bonito de sol, vá ao Sky Costanera, um dos mais novos pontos turísticos da cidade e que rapidamente ganhou o gosto de turistas e moradores locais. O edifício mais alto da América Latina tem 300 metros de altura e um visual simplesmente sensacional! Nos dias em que a visibilidade permite é possível admirar Santiago praticamente inteira e a Cordilheira dos Andes - é uma atração imperdível da cidade e ainda tem um tour guiado que permite conhecer melhor as atrações da cidade - é uma ótima pedida para os dias iniciais em Santiago.
Conheça os parques de Santiago
Para relaxar das andanças pela cidade, suba ao Cerro Santa Lucía, um refúgio em meio ao dia-a-dia movimentado da capital. Outra opção imperdível é visitar o Parque Metropolitano de Santiago (chamado também de Cerro San Cristóbal), onde é possível subir de funicular (um tipo de veículo de ferro utilizado para subir grandes alturas) e apreciar uma das mais belas vistas da cidade, especialmente na hora do pôr do sol.

Cerro Santa Lucía
Explore o lado cultural de Santiago
Para quem gosta de história, visitar o Museu da Memória e dos Direitos Humanos é uma boa dica. Embora trate de um tema forte e que emociona grande parte dos visitantes, o acervo do museu é muito interessante. Outra sugestão é La Chascona, uma das residências do escritor chileno Pablo Neruda.

Faça passeios pelos arredores de Santiago
Além dos passeios dentro de Santiago, reserve um tempo para conhecer também seus arredores. As cidades de Viña del Mar e Valparaíso podem ser conhecidas em um bate-volta, e se for época de neve você pode aproveitar para passar o dia nas estações de esqui, como o Valle Nevado. Menos popular, mas sensacional, é a vista do Cajón del Maipo, que fica nas Cordilheiras e dá um gostinho do que as paisagens chilenas reservam aos seus visitantes.
Reserve ainda um dia para visitar ao menos uma vinícola. Undurraga e Concha y Toro são vinícolas que ficam perto da capital e bastante conhecidas. Se quiser uma opção menos popular, sugerimos a Viña Casas Del Bosque, que tem um ótimo restaurante.
À noite, o já comentado bairro boêmio de Bellavista é a melhor opção. Não faltam restaurantes e bares para aquecer a noite da capital chilena; burburinho é por lá mesmo.

Como tem as estações do ano bem definidas, Santiago é quente no verão e fria no inverno. As temperaturas variam entre 0°C e 13°C no inverno e entre 16°C e 35°C no verão. No inverno, não economize nos agasalhos, use roupas do tipo segunda pele, essas fazem toda a diferença, as luvas e gorros também ajuda, porque no início da manhã e ao cair da noite a cidade é muito fria mesmo! O período de chuvas ocorre sistematicamente no inverno (entre maio e setembro), mas durante todo o ano o clima é seco. Tomar muita água e sempre usar protetor solar é importante para evitar os efeitos da secura na cidade.

Para quem quer aproveitar a tão conhecida temporada de inverno e conhecer uma estação de esqui, não há como dizer com certeza os dias em que se inicia e termina a temporada de neve - depende das condições climáticas de cada ano. Mas de modo geral, a temporada começa no final de junho e vai até o final de setembro e início de outubro.
No mês de setembro, mais precisamente a partir do dia 18, ocorrem várias comemorações na capital devido às festividades de independência do Chile, as chamadas Festas da Pátria. É um feriado em que muitas famílias também aproveitam para se reunir e viajar. Em Santiago as pessoas dançam a Cueca (dança típica) e há festas regadas a comidas e bebidas típicas. O dia 18 também é a data em que se inicia a temporada de rodeios no Chile.
No inverno no Chile as temperaturas variam, mas em todas as partes do Chile o frio aumenta. Especialmente no centro e sul do país, onde o frio se intensifica.
Essa é a época tão esperada por chilenos e turistas, principalmente os brasileiros, para desfrutar da beleza da neve e praticar esportes de inverno nas várias e bem preparadas estações de esqui.

Como chegar na estação de esqui Farellones no Chile
Conheça a estação de esqui Farellones. Localizada nas redondezas de Santiago, Farellones é a menor, mais baixa e barata estação da região. Como o local possui atividades diferentes e toda essa estrutura começou a ser feita ainda nos anos 30 (e por isso essa é uma das estações de esqui mais antigas da América do Sul), esse acaba sendo um destino popular para pessoas que querem brincar na neve. Confira abaixo mais informações sobre a estação de esqui Farellones e a melhor forma de chegar até ela.

Como as estações de esqui ficam nas montanhas, onde é mais frio, geralmente esses lugares, inclusive Farellones, abre entre o fim de maio e fecham somente no começo de outubro.
No entanto, as condições climáticas mudam bastante de um ano para o outro, então sempre recomendamos olhar o site oficial para ver quando eles vão abrir e fechar a temporada de esqui. Além disso, como Farellones é um pouco mais baixa que as outras estações ao seu redor, a temporada ali às vezes é mais curta.
Farellones está a aproximadamente 36 km de distância de Santiago, por isso o trajeto de carro do centro da cidade até lá (sem trânsito) dá por volta de uma hora e quinze minutos. O caminho é basicamente o mesmo que se faz para ir até as estações La Parva e El Colorado, mas Farellones é o primeiro complexo de esqui na Ruta G-21. Se for fazer esse trajeto, fique atento, pois das 08:00 às 14:00 só é permitido subir até a montanha, e depois disso os carros só podem descer.
Muitas pessoas vão até lá por meio de agências de turismo. O pacote sai mais caro que um aluguel de carro, mas elas preferem fazer assim porque a estrada até a estação é um pouco sinuosa e pode ser perigosa, além do fato de que essas agências oferecem várias facilidades e conforto. Porém, se você busca economizar nós temos agências parceiras em Santiago inclusive com atendimento por brasileiros, então chama nossa equipe e saiba mais.

Quanto custa visitar a estação de esqui Farellones?
Como dissemos no começo da matéria, Farellones é a estação mais barata para esquiar se comparada com La Parva, El Colorado e o Valle Nevado. Lá o preço do ingresso é de 20 mil pesos chilenos. No entanto, os outros serviços ali dentro são pagos a parte, como restaurante, aluguel de roupa, aulas de esqui e armários, por exemplo.
Para alugar um equipamento completo, com bostas, esqui e bastão (ou prancha de snowboard), será preciso desembolsar mais 15 mil. Porém, em Farellones eles oferecem alguns pacotes promocionais. Se, por exemplo, você adquirir a entrada, mais uma aula em grupo de 2 horas e o aluguel do equipamento, tudo isso sai por 34 mil pesos, então vale muito a pena.

Onde Ficar em Santiago (Chile)
Santiago tem acomodações para todos os bolsos e gostos, oferece ainda, inclusive, hotéis por bons preços quando comparamos as diárias na cidade às diárias em capitais brasileiras. Grandes redes hoteleiras estão presentes em Santiago, mas os apartamentos de temporada são cada vez mais populares. Se a ideia é passar um bom tempo esquiando, então considere hospedar-se na estação de esqui e assim evitar a subida/descida aos Andes todos os dias.
Quem procura acomodações mais econômicas deve começar procurando um lugar para se hospedar no Centro. A região tem um bom comércio, é servida por ônibus e metrô, está próxima de pontos turísticos históricos e museus; mas para quem quer um local sossegado, não é um lugar tão indicado porque há um fluxo muito grande de pessoas. No Centro de Santiago já nos hospedamos no Hotel Sommelier Express, que tem um bom custo-benefício.
Próximo ao Centro, mas mais charme, está a região de Lastarria, que também tem vários restaurantes legais. Nessa área já ficamos no no elegante Hotel Cumbres Lastarria e também no Luciano K, que mistura uma atmosfera retrô e aconchegante.

Providência é outro excelente bairro para ficar hospedado, que alia boa oferta de comércio e restaurantes, além do metrô próximo. No bairro, uma opção com boa localização e custo-benefício é o Ibis Providencia, da rede Ibis, já famosa entre os brasileiros e presente em diversos países. Outra opção mais refinada é o Hotel Solace, que fica em uma rua tranquila, e também o NH Collection Plaza, praticamente na frente do Costanera Mall, centro comercial ótimo para compras.
Se a ideia é estar em um local sossegado e você não tem um orçamento apertado, Las Condes e o charme de suas ruas arborizadas é uma boa opção. Trata-se de um bairro nobre, com bons hotéis e restaurantes. Nessa região fica o famoso W Santiago, elegante e luxuoso. O Plaza El Bosque Nueva Las Condes, próximo ao shopping Parque Arauco, tem uma boa área de lazer, com piscina coberta e uma linda vista!
Agora que você já viu tudo sobre a Santiago do Chile, uma dica importante para quem vai para o Chile é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial e com isso você economiza bastante.
Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile além de Santiago, que são próximas como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser conseguir um preço incrível pode chamar um de nossos agentes JFT e garantir preços excelentes e economizar muito.
Em nosso instagram @jf_turismo_oficial postamos conteúdo diário sobre diversos lugares.
Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa equipe JFT, em nosso instagram.
E você já esteve em Santiago? Diga pra gente o que teria para acrescentar para fazer em Santiago, quais são os seus passeios favoritos e divida com outros leitores suas experiências na capital chilena!













Comentários