top of page

Como consegui meu Visto Americano sozinho!!!

Fiz todo o processo sozinho, desde o preenchimento da DS-160 até o dia da entrevista

ree

O tão desejado Visto Americano que tantas pessoas sonham e ao mesmo tempo muitas tem "medo". Uma mistura de sentimentos que ficamos até o dia final que é a tão temida entrevista consular.


Mas temos boas notícias! Para o viajante que quer desbravar os Estados Unidos vai esperar menos para poder fazer a entrevista do visto americano, que estava passando de 1 ano inclusive. Finalmente, a longa fila de espera começou a diminuir nos cinco consulados para a emissão do visto norte-americano de turismo e negócio (modalidade B1/B2).

O consulado do Rio de Janeiro, que foi onde tirei o meu, é o que está com o menor tempo de espera. Houve uma redução de mais de 76% no prazo, chegando a 126 dias (pouco mais de quatro meses). Já em São Paulo, por exemplo, a espera passava de um ano e meio. Agora, está levando pouco mais de oito meses (251 dias).


Como eu tirei o meu a pouco tempo é um assunto que venho acompanhando há meses. Durante todo o período antes da minha data marcada ficava acompanhando as datas disponíveis, que inclusive tem uma dica de ouro aqui, mas o tempo de espera em cada consulado era sempre bem distantes.

Vamos ver então esse comparativo para você ter noção:

ree

A redução no tempo de espera ocorreu após ações da Embaixada Americana. Desde a pandemia, quando muitos vistos ficaram represados, foram contratados mais funcionários, mais agendamentos foram ofertados e pessoas com o visto passaram a ter mais tempo para a renovação sem precisar fazer entrevista.

ree

Eu mesmo fiquei surpreso com o tempo que levei entre ir ao CASV fazer a foto, colher as digitais e a entrevista no consulado. Mesmo com filas grandes o atendimento foi rápido, o meu horário no CASV estava agendado para as 07:15 e as 07:50 já estava saindo de lá em direção ao Consulado que esse estava agendado para as 08:45. Isso aconteceu porque no dia que havia marcado o atendimento no CASV, que foi 1 dia antes da entrevista, era feriado nos EUA e eles mesmo reagendaram para o mesmo dia. Confesso que fiquei preocupado com essa situação, até tentei ligar aqui no número que dizia ser aqui de Curitiba mas sem sucesso. Chegando no CASV foi a primeira coisa que perguntei a funcionária que estava organizando a fila, se daria tempo de eu fazer a entrevista as 08:45, ela friamente respondeu pra eu não me preocupar, então assim eu fiz.

ree

Cheguei no CASV 15 minutos antes como manda o figurino, estacionei o carro bem ao lado do prédio onde era o atendimento. Como fui com meu filho ele ficou com meus pertences que poderia ter deixado no carro também. Só pode entrar com o DS-160 e o passaporte, celular desligado, inclusive apple watch ou similares. As filas eram organizadas na calçada mesmo por horário marcado, fila das 07:00, 07:15, 07:30, e assim por diante. E íamos entrando aos poucos a grande sala onde se fazia mais filas separadas por cordões que se direcionavam até os guichês de atendimento. Contei mais ou menos umas 90 a 100 pessoas dentro do ambiente.


Então logo após sair do CASV as 07:50 peguei o carro e me direcionei ao Consulado onde também estacionei o carro em frente ao local, na metade do quarteirão, isso facilita bastante. Nessa hora deixei minha mochila e pertences com meu filho, chaves, celulares, apple watch, no consulado não pode entrar com nada disso, somente o DS-160, passaporte, entre outros documentos que tenha levado. Mas lá mesmo na fila ficam pessoas uniformizadas abordando oferecendo o serviço de guarda volume, confesso que achei bem estranho e inseguro, mas nunca ouvi relatos de problemas. Inclusive conheci 2 cearenses e eles também deixaram a mochila com meu filho que ficou nos aguardando em uma lanchonete que fica na esquina em frente ao consulado também, uma boa opção pra fazer um lanche.

ree

E da mesma forma que no CASV as filas eram organizadas por horários. A maioria das pessoas ficavam bem próximo da porta de entrada onde os funcionários ficavam chamando para fazer as filas de cada horário. Fomos os primeiros da fila do nosso horário.

ree

Aí íamos entrando e passamos por um detector de metais de mão logo na entrada e depois de uma esteira igual aquelas de aeroporto e raio X de corpo também parecido. Chegando na sala principal pegamos uma pequena fila onde entregamos o passaporte para uma funcionária que ia organizando por lá. Ficamos aguardando em cadeiras e de vez em quando vinha um funcionário com vários passaportes na mão chamando e direcionando para qual guichê de atendimento devemos seguir. Fiquei num guichê com apenas 3 pessoas na minha frente e logo chegou minha vez. Ao ser chamado pelo guichê onde inclusive a atendente americana era uma moça loira que parecia muito simpática, onde ele me saudou e eu da mesma forma e entreguei meu passaporte. Aí logo ela começou aquelas perguntas básicas, muitas delas que respondemos no DS-160. A conversa foi sendo levada de forma tranquila, apesar da minha ansiedade, mas pelo fato dela ser sempre sorridente e simpática acho que isso ajudou a me tranquilizar, enquanto eu ia respondendo apenas ao que ela perguntava ela ia digitando e no final veio a boa surpresa, me entregou um papel branco com informações de como receber o Passaporte que fica retido lá com eles.

ree

Aí você fica entrando no site e acompanhando o processo por lá que tem varias atualizações de status ainda.

Aí a entrega do passaporte vai depender do que você escolheu, ou se retira pessoalmente ou de recebe em casa com uma taxa de R$ 62,00(foi o que paguei, não sei se é o mesmo valor para outros lugares no Brasil) veio via Sedex.









ree

Como o carteiro teve problemas ao achar meu endereço tive que ir retirar na agência dos correios(geralmente a mais próxima da sua casa) mas fui avisado pelo aplicativo.

E com passaporte e visto em mãos agora é só marcar a data da viagem(já marquei).












E você que quer saber mais informações e todo o passo a passo com mais detalhes e dicas preciosas que pode lhe ajudar a reduzir bastante inclusive o dia do seu agendamento chama em nosso instagram e fala que viu esse conteúdo e que tem interesse também no visto americano.

ree

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page