Aveiro, conhecida com a Veneza Portuguesa!!!
- jfturismooficial
- 3 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Afinal vale a pena a visita a essa cidade? O que fazer e conhecer? Vejam tudo isso e muito mais.

Aveiro é uma cidade na costa oeste portuguesa fundada junto a uma laguna conhecida como Ria de Aveiro. Distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos (barcos moliceiros), tradicionalmente utilizados para a colheita de algas. Não muito longe do centro, conhecida pelos edifícios de estilo art nouveau, encontra-se a Sé de Aveiro, com o seu proeminente campanário. O Museu de Aveiro, situado num antigo convento, possui um túmulo extravagante fabricado em mármore. - Google.
Aveiro talvez ainda não faça parte do seu roteiro mais clássico de uma viagem a Portugal. E pode ser que você até mesmo nem tenha ouvido falar dela — o que chega a ser uma injustiça! A conhecida Veneza Portuguesa é um charme, fica próxima do Porto e de Coimbra e ainda mais perto do mar. Tem praias, construções que só se vê por lá, excelentes restaurantes de frutos do mar e passeios bastante agradáveis. Em resumo: Aveiro tem todo o necessário para dizermos que vale muito uma visita por lá.
Para ir a Aveiro durante o deslocamento de carro do Porto para Coimbra. A parada na cidade litorânea será de apenas 15 quilômetros de deslocamento e uma visita inteira repleta de passeios, boa comida e quitutes para adoçar as férias. Confira a seguir nossas dicas de como chegar e o que fazer em Aveiro.

O que fazer em Aveiro, Portugal
Aveiro é um destino que merece sim pelo menos um dia inteiro, inclusive com pernoite. Mas se a sua ideia for fazer uma visita mais rápida, também vale a pena! Escolha alguns dos passeios que a cidade oferece e monte a programação conforme o que mais te interessa! No fim do post, veja no mapa de Aveiro onde estão cada uma das atrações.
1. Apreciar as icônicas casas da Costa Nova

Um dos cartões postais de Aveiro, Portugal, são as casinhas coloridas da Costa Nova, área mais praiana da cidade. Como conta a história, pescadores que moravam nesta região começaram a pintar suas residências para que fosse possível reconhecê-las de longe quando estivessem voltando de viagem do alto mar. Hoje algumas construções em madeira seguem sendo moradia; outras viraram restaurantes e estabelecimentos mais turísticos. Todas elas, no entanto, servem de cenário para fotos que têm tudo para bombar em suas redes sociais.
Dica extra: visite a região pela manhã, quando a luz é melhor. Chegando na Costa Nova no fim de tarde, foi difícil quando a missão de fazer bons retratos ficou um pouco comprometida com a contraluz.
2. Passeio de moliceiro pelos canais de Aveiro

O centro histórico de Aveiro é cortado por canais que passam por belas áreas charmosas da cidade. Estes canais ligam a Ria de Aveiro com o mar.
No canal central, que passa no centro da cidade é onde acontecem os passeios de Moliceiros. Várias embarcações esperam pelos turistas e levam a um belo passeio pela área mais turística.
Os canais não tantos quanto em Veneza, é verdade, mas o suficiente para dar um charme particular. Foram estes cursos de água que, ligando a Ria de Aveiro e o mar, garantiram que a cidade prosperasse.
No canal central, que você também cruzará a pé por algumas das pontes chegando assim à área mais turística da cidade, são vários os moliceiros. As pequenas e coloridas embarcações eram utilizadas na apanha do moliço, uma espécie de alga que era estendida ao sol e servia como adubo para as terras da região. O passeio nestes barcos é hoje uma das principais atrações de Aveiro (custo de 12 euros para adulto e 6 para crianças). No percurso de 45 minutos se tem um belo tour (há sempre um guia a bordo contando um pouco da história da cidade), com algumas das melhores vistas para as coloridas casas construídas nos quatro canais de Aveiro.
Entre os pontos de interesse pelos quais passam os moliceiros estão os edifícios históricos do Art Nouveau, as marinhas de sal, os armazéns de peixe, várias pontes e a zona mais moderna da cidade, onde está uma antiga fábrica de cerâmicas, hoje recuperada para abrigar o Fórum de Aveiro e o Centro de Congressos. A boa pedida é fazer o passeio no fim de tarde, quando a luz fica ainda mais bonita. Pela manhã, vá ver as casas coloridas da Costa Nova. É o melhor horário para fotografá-las.
3. Centro histórico de Aveiro
O colorido centro histórico de Aveiro com suas casas grudadas revela belos cenários. As belas construções em estilo Art Nouveau repletas de detalhes chama a atenção dos visitantes.
Um passeio também à beira dos canais, com pausa para fotografias sobre as pontes e em frente às construções em estilo Art Nouveau, é um afago para os olhos e a alma. Para completar os momentos de tranquilidade que as férias pedem, visite o Mercado do Peixe e tome um café ou um sorvete nas proximidades da Praça 14 de Julho, ver o movimento, tomar um café e comer os “Ovos Moles de Aveiro”, famosa iguaria da cidade. Se preferir, participe de um free tour pelo centro de Aveiro — o passeio é grátis, ao final você decide com quanto deseja contribuir.
4. Pedalar ou passear nos Passadiços de Aveiro

Inaugurados em 2018, os Passadiços de Aveiro são uma bela opção para quem tem mais tempo na cidade e deseja estar mais próximo da natureza. Trata-se de um caminho em madeira de 7,5 quilômetros (ou o dobro, se considerar ida e volta) que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Neste percurso, ganha destaque a Ria, este extenso estuário considerado por muitos um dos pontos mais bonitos da costa portuguesa, com ricas flora e fauna. Dizem que o pôr do sol por lá é incrível!
Os amantes do birdwatching terão à sua espera uma verdadeira profusão de espécies: andorinhas-do-mar-anãs, perna-longas, pilritos-comuns, águias-pesqueiras, milhafres negros, garças e flamingos. Durante o Inverno, a Ria de Aveiro acolhe mais de 20 mil aves migradoras. Caminhar sobre as águas da Ria de Aveiro é mergulhar na identidade de Aveiro, numa experiência intrinsecamente memorável.
5. Praias de Aveiro

Então, já que estamos no litoral de Portugal, por que não curtir uma praia? São duas as opções mais próximas do centro de Aveiro: a Praia da Barra e a Costa Nova. A Praia da Barra é famosa pelo farol, um dos mais altos de Portugal, e por ser o local onde a Ria de Aveiro encontra o mar. Então, além da faixa de areia e da água fresca para aproveitar os dias mais quentes, por ali dá ainda curtir o movimento dos barcos entrando e saindo do estuário e observar os praticantes de surf e windsurf.
Outra praia bastante procurada por surfistas, muito e função do seu mar mais agitado, é a Costa Nova. A extensa faixa de areia clara e alguns quiosques de praia garantem belas horas de descanso à beira-mar. Vale aproveitar a ida à Costa Nova para visitar as casas de madeira coloridas, junto à Ria de Aveiro.
6. Visitar o Museu de Aveiro

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, fundado em 1458. Ali viveu a princesa D. Joana, filha de Afonso V, que foi beatificada em 1693. Uma das principais relíquias do museu, portanto, é o próprio túmulo de Santa Joana, uma obra-prima da arte barroca. A visita também inclui a Igreja de Jesus, em talha dourada e azulejos portugueses e claustro, com suas capelas, sala do capítulo e refeitório.

A igreja tem seu interior todo revestido em talha dourada e azulejos portugueses. Repleto de obras de arte, o museu tem como uma das principais relíquias o túmulo de Santa Joana, uma obra-prima da arte barroca.
Abre de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Fecha às Segundas e em alguns feriados.
O ingresso custa 4 euros.
7. Fazer a rota Art Nouveau em Aveiro

Aveiro é conhecida como a cidade-museu do Art Nouveau em Portugal. E o Museu da Arte Nova, em uma das margens do Canal Central, é um belo exemplar deste movimento artístico. No seu interior, é possível conhecer um pouco mais da história deste estilo, além de apreciar os coloridos azulejos com motivos florais.


O site de Turismo de Portugal recomenda ainda um roteiro para se fazer a pé pelo centro de Aveiro, passando pelo 10 mais importantes edifícios Art Nouveau da cidade.
8. Como chegar
De trem: saindo do Porto, são vários os horários ao longo do dia e a viagem custa a partir de 3,50 euros, com duração de cerca de uma hora. Já de Coimbra até Aveiro, o percurso dura cerca de uma hora e a passagem custa a partir de 5,35 euros. Veja mais detalhes no site dos Comboios de Portugal. Em Aveiro, para visitar as casinhas coloridas da praia da Costa Nova, pegue um táxi ou o ônibus da empresa Transdev, que parte da Rua dos Galitos.


De carro: saindo do Porto ou de Coimbra, basta pegar a A1 (caminho mais rápido). A viagem dura menos de 50 minutos de ambas as cidades. Para quem vem de Lisboa, o trajeto é feito pela mesma rodovia e a viagem dura cerca de 2h30.
E você passaria em Aveiro na sua viagem a Portugal? Deixa nos comentários se já conhece essas belezas e pode deixar mais dicas para mais viajantes. Passagens aéreas para Portugal chama um de nossos agentes JFT .







































Comentários